Brasil - Ouro - Olimpíadas - Tóquio - 2020 - Kahena Kunze e Martine Grael - Vela

 



Kahena Kunze (São Paulo, 12 de março de 1991) é uma velejadora brasileira, bicampeã olímpica e campeã mundial de Iatismo na classe 49er FX – junto com a parceira e timoneira Martine Grael. Considerada a melhor velejadora do mundo em 2014 junto com a parceira, ela e Martine são as atuais nº1 do mundo na classe 49er FX pelo ranking da FIV.

Filha do velejador Claudio Kunze, campeão mundial júnior da classe Pingüim em 1973, seu nome incomum vem de uma mitológica guerreira tribal invencível dos Montes Urais, assunto de um livro que a mãe leu e decidiu homenagear após uma gravidez difícil. Começou na vela ainda criança na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, antes da família se mudar para o Rio de Janeiro, quando tinha dez anos; no Rio, começou a participar de competições na classe Optimist na adolescência, quando conheceu Martine, as duas com 13 anos, que se tornaram adversárias dentro d'água e amigas fora dela.

Martine Soffiatti Grael (Niterói, 12 de fevereiro de 1991) é uma velejadora brasileira, bicampeã olímpica e campeã mundial de Iatismo na classe 49er FX – junto com a parceira e proeira Kahena Kunze – eleita pela Federação Internacional de Vela a melhor velejadora do mundo em 2014.

Filha do bicampeão olímpico Torben Grael, começou a velejar aos quatro anos de idade pelo Rio Yacht Club. Ela e Kahena, também filha de um velejador campeão mundial, Claudio Künze, conheceram-se no início da adolescência, quando começaram a participar de competições em barcos diferentes, as duas com 13 anos, e se tornaram rivais dentro d'água e amigas fora dela. Em 2004 e 2006 foi bicampeã brasileira da classe Optimist, embora não tenha se considerado uma velejadora muito boa neste tipo de barco, um tipo de embarcação bastante leve e de controle simples, indicada para crianças e jovens até 16 anos, considerado o barco-escola da vela. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário